O intercâmbio acadêmico abre portas para uma conexão entre conhecimento, cultura e novas perspectivas de vida. Para quem deseja vivenciar essa experiência, a Universidade Vila Velha (UVV) conta com parcerias com universidades da Europa e América Latina, o que possibilita cursar um semestre (ou até mesmo um ano) acadêmico no exterior. Ficou interessado? Então, bora entender como isso funciona!
Para explicar todos os detalhes, Lurian Lucas, assessora internacional da UVV, esclarece como funciona o programa, quais são os benefícios e de que forma você pode participar.
Como funciona o intercâmbio acadêmico
O intercâmbio acadêmico oferece ao estudante a oportunidade de cursar parte da graduação ou da pós-graduação em uma instituição estrangeira parceira. As opções incluem universidades na Colômbia, Portugal, Espanha e República Tcheca.
Durante o período no exterior, o aluno pode cursar disciplinas, desenvolver pesquisas ou participar de projetos acadêmicos. Após o retorno, as atividades realizadas podem ser aproveitadas na grade curricular da instituição de origem, mediante análise de equivalência.
O processo seletivo para o intercâmbio acontece a cada semestre. Para participar, é necessário estar matriculado em um curso de graduação, ter concluído pelo menos o primeiro período, apresentar bom desempenho acadêmico, comprovar proficiência no idioma do país de destino ou em inglês e ter passaporte válido durante o período da mobilidade.
Durante o intercâmbio, os alunos ficam isentos do pagamento de mensalidades na universidade de destino, mantendo apenas a da UVV. As despesas com visto, hospedagem, alimentação, transporte, seguro-saúde e demais custos de viagem são de responsabilidade do aluno.
Para onde o intercâmbio pode te levar
- Universidad La Salle – Colômbia
- Universidad Austral - Argentina
- Universidade do Porto – Portugal
- Universidade de Lisboa – Portugal
- Universidad de Salamanca – Espanha
- Tomas Bata University in Zlín – RepúblicaTcheca
Benefícios e desafios do Intercâmbio Acadêmico
A experiência internacional amplia a formação acadêmica e pessoal do estudante ao proporcionar contato com diferentes disciplinas, métodos de ensino, culturas, línguas e realidades sociais.
“Além do enriquecimento curricular, ele contribui para o desenvolvimento da autonomia, da maturidade, da visão global e da capacidade de adaptação, características cada vez mais valorizadas no contexto acadêmico e profissional” comenta Lurian Lucas.
O intercâmbio também contribui diretamente para o desenvolvimento de competências como comunicação intercultural, resolução de problemas, flexibilidade, pensamento crítico e atuação em ambientes multiculturais. Além disso, fortalece habilidades linguísticas e demonstra ao mercado de trabalho a capacidade do estudante de lidar com desafios, assumir responsabilidades e atuar em contextos internacionais.
Entre os principais desafios estão a adaptação cultural, o idioma, a distância da família, as diferenças nos sistemas acadêmicos e a gestão financeira. Esses obstáculos fazem parte do processo de aprendizado e contribuem para o crescimento pessoal e acadêmico do estudante.
Outras formas de vivenciar experiências internacionais na UVV
Além do intercâmbio acadêmico, a UVV oferece outras formas de vivenciar experiências internacionais, como o Buddy Program, uma oportunidade para estudantes que desejam ter contato com culturas diferentes sem sair da universidade.
A iniciativa, promovida pela Assessoria Internacional, tem como objetivo acolher e integrar estudantes estrangeiros à rotina acadêmica e social. O programa busca fortalecer a troca cultural e facilitar a adaptação dos intercambistas ao ambiente universitário.
Para participar, o candidato deve estar matriculado em um curso de graduação na UVV e ter habilidades de conversação em inglês. Após a seleção, os buddies são responsáveis por acompanhar os estudantes estrangeiros desde a chegada, auxiliando na adaptação à rotina do campus, na validação de documento se com orientações sobre transporte e alimentação.
O Buddy Program é indicado para quem tem interesse em conhecer novas pessoas e culturas, possui disponibilidade de tempo e deseja praticar uma língua estrangeira, além de contribuir com o aprendizado do português por parte dos estudantes internacionais.
Onde acompanhar as informações
Para acompanhar todas as informações sobre intercâmbio, programas internacionais e oportunidades como o Buddy Program, os interessados devem ficar atentos aos canais oficiais da UVV. As divulgações são feitas em uvv.br, e também pelo Instagram @uvvoficial, onde são publicados editais, prazos e novidades sobre as iniciativas internacionais.

