Os cursos de pós-graduação Stricto Sensu no Brasil aumentaram quatro vezes nos últimos 25 anos. Segundo o estudo Brasil: Mestres e Doutores 2024, divulgado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), foram concedidos mais de 1 milhão títulos de mestrado e 300 mil de doutor entre o período de 1996 a 2021. Além disso, a pesquisa apontou o crescimento da presença feminina e distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileiras.
Os dados também foram positivos em relação ao mercado de trabalho para essa categoria profissional, ao longo de 2009 a 2021. O relatório mostra que mestres e doutores são mais resistentes às crises econômicas, mesmo durante anos de queda do PIB, em 2015, 2016 e 2020, o número de empregos continuou a crescer.
De acordo com a Carta Capital, com base no mesmo estudo, o crescimento do número de empregos formais para mestres foi de 139% e, para doutores, de 192%, respectivamente. Esses números são mais de 5 e 7 vezes superiores ao crescimento do emprego formal total no Brasil no mesmo período (2009-2021), que foi de 26%.
Pablo Lira, docente do mestrado em Segurança Pública e diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, destaca que a pós-graduação é um grande diferencial no setor privado e público. Entre os principais benefícios mencionados, ele ressalta o aumento significativo da renda e melhores oportunidades de emprego. Além disso, qualificações mais avançadas contribuem para obter pontos em concursos públicos e promoções ao longo da carreira profissional.
“Um profissional que tem mestrado ganha bem acima de uma pessoa que tem somente a graduação. O mesmo acontece com o doutorado. Traz uma série de benefícios para empregabilidade. Isso sem falar que abre uma janela de oportunidades, né? O profissional pode lecionar no ensino superior, desenvolver pesquisas, empreender com uma empresa de consultoria e atuar em diversas outras áreas” comenta.
Confira notícia – Brasil: Mestres e Doutores 2024 aqui!
Mestrado e Doutorado UVV
A Universidade Vila Velha (UVV) está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado até 23 de julho. Os programas oferecidos abrangem as áreas de Arquitetura e Cidade, Assistência Farmacêutica, Biotecnologia Vegetal, Ciência Animal, Ciências Farmacêuticas, Segurança Pública e Sociologia Política. Essa oportunidade oferece um leque diversificado de áreas de estudo para os futuros pesquisadores e profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos e contribuir para o avanço em diferentes campos do saber.