Compliance é um termo cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Expressão cujo significado em português é “conformidade”, trata da adequação do cotidiano organizacional aos objetivos e procedimentos legais estabelecidos para uma empresa.
O Curador Técnico do curso MBA em Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance da UVV e sócio-fundador do Instituto IGIDO, Paulo Wanick, explica:
“O Compliance preza pelo cumprimento de normas. É importante e valorizado pelas empresas porque determina um regramento fundamentado em um planejamento amplo, alinhado a propósitos estratégicos muito bem definidos tanto em âmbito social quanto empresarial.”
Wanick, além de Curador Técnico da UVV, também é Diretor de Finanças, Riscos & Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil, no segmento de Aços Planos.
E o que minha empresa ter a ver com isso?
Nas empresas, o alcance dos objetivos que as fazem crescer depende de um alinhamento consistente e bem pensado. É ele que direciona a visão de colaboradores e prestadores de serviço para o mesmo ponto. E isso é feito com mais assertividade por meio da aplicação do Compliance.
“Adotar práticas que proporcionam maior foco no atingimento dos objetivos estratégicos, mas de maneira sustentável e com base nos reais diferenciais competitivos que cada organização possui, permitem que os gestores, executivos e todos os demais profissionais trabalhem em um ambiente onde os riscos são melhor compreendidos e antecipadamente mitigados”, explica Wanick.
Então, mais do que um tema restrito a um grupo designado à aplicação de normas, o Compliance deve ser uma constante na vida profissional de todos. Afinal, quando o coletivo entende porque determinadas regras existem e sabe como colocá-las em prática corretamente, o número de erros e retrabalho tende a cair, ao passo que a produtividade aumenta.
“O entendimento do Compliance permite que o profissional assimile melhor as motivações de sua empresa e coloque esta lógica dentro de suas funções com mais naturalidade. Por isso, é um campo de estudo necessário, independentemente da área de atuação”, afirma Wanick.
Hora certa de se especializar em Compliance é agora
Com a implementação do Compliance ganhando força nas empresas, este é o melhor momento para profissionais que desejam sair na frente. A especialização na área, além de potencializar as atividades que o colaborador já realiza, também abre novas portas.
Sobre isso, Wanick destaca o MBA em Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance da UVV/IGIDO para crescimento no mercado de trabalho.
“O curso da UVV vai além do Compliance. É algo muito mais abrangente. Ele também aborda governança e gerenciamento de riscos. São conhecimentos interligados que se complementam e formam profissionais de fato completos, protagonistas de suas histórias e do desenvolvimento de suas organizações. O MBA da UVV se afasta da rigidez do Compliance tradicional e se volta à praticidade de sua aplicação sob a ótima empresarial e de negócios”, finaliza.
Clique aqui e saiba mais sobre o MBA em Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance da UVV/IGIDO.