leitura

Notas do MEC - Entenda o que significam e para que servem

por Universidade Vila Velha

Com o intuito de garantir a promoção de um sistema educacional superior de excelência, o Ministério da Educação (MEC) avalia periodicamente o desempenho das instituições de ensino superior, e isso possui influência positiva em diversos aspectos.

O sistema educacional age diretamente no desenvolvimento social, econômico e cultural de uma nação. Por isso, a existência de métodos que avaliam e garantem  a funcionalidade de tal sistema é tão importante.

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão do governo federal responsável por administrar todo o sistema educacional brasileiro, que vai desde o ensino básico ao superior, elaborando e executando ações para melhoria da educação do país.

Se tratando do ensino superior, o MEC examina a qualidade e as melhorias a serem feitas no sistema através de parâmetros que atualmente são muito bem reconhecidos pelo mercado.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO MEC?

A nota do MEC é benéfica tanto para as instituições de ensino e estudantes, quanto para a sociedade como um todo.

Se tratando dos benefícios para as instituições acadêmicas, a nota do MEC possibilita de maneira objetiva uma avaliação completa da qualidade do ensino oferecido, permitindo que ações de melhoria contínua sejam feitas, garantindo de tal modo, a excelência da educação apresentada por elas.

A melhoria contínua permite uma boa manutenção dos cursos, assegurando que as metodologias de ensino oferecidas estejam sempre atualizadas, seguindo as realidades atuais do mercado de trabalho. Além disso, a nota MEC é um recurso poderoso para as instituições que buscam comprovar e exaltar os seus resultados a partir de um serviço de educação de qualidade. Essa nota confere, sobretudo, notoriedade à instituição perante o mercado de trabalho.

Agora, para os estudantes, a nota do MEC é uma ferramenta indispensável na ajuda da escolha da instituição de ensino superior onde visa conquistar o diploma de graduação. Estudantes das melhores universidades do país têm acesso às melhores formações e, consequentemente, se tornaram os melhores profissionais do mercado. Por isso, escolher a instituição com base na nota do MEC é tão essencial.

Cada vez mais as empresas brasileiras consideram como critério de desempate em processos seletivos a fama da instituição de ensino. Por isso, quem estuda na melhor universidade sai sempre na frente. Já para a sociedade, o papel da nota do MEC é a garantia do desenvolvimento humano,  permitindo que através do incentivo do avanço científico, tecnológico e cultural, a nação junto com o resto da humanidade alcance o futuro.

 

POR DENTRO DA AVALIAÇÃO MEC

As avaliações do MEC são feitas periodicamente e examinam de maneira rigorosa características importantes que indicam a qualidade dos cursos de graduação espalhados pelo Brasil.

A princípio ao se deparar com as diversas siglas e preceitos  únicos da avaliação do MEC, o conceito geral da nota pode parecer um pouco confuso, mas a verdade é que o Ministério da Educação avalia somente três aspectos, sendo eles:

  • Avaliação dos alunos;
  • Avaliação do curso;
  • Avaliação da instituição.

 

A avaliação do desempenho dos alunos é feita através da prova ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), um teste de 40 questões, aplicado anualmente, que aborda temas de conhecimentos comuns entre as diferentes áreas do conhecimento humano, assim como conhecimentos específicos de determinada profissão.

Participam do ENADE, obrigatoriamente, todos os estudantes do último ano de graduação e os estudantes a partir do segundo ano que optarem por participar. Embora esse exame seja aplicado anualmente, os cursos são avaliados trienalmente, ou seja, se a turma de direito realizou a prova em 2020, esse curso só passará por nova avaliação em 2023.

Já a avaliação do curso acontece por meio do conceito preliminar do curso (CPC). É uma avaliação feita por comissões de avaliadores que, através de visitas técnicas às instituições de ensino, analisam a qualidade do corpo docente, desempenho dos alunos, infraestrutura  e recursos didáticos- pedagógicos.

A nota desse conceito vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 insatisfatório; 3 satisfatório; e 4 e 5 excelente. Para saber  como ver a nota do MEC de uma faculdade, basta acessar o site INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), baixar a lista em seu computador e então procurar pelo nome da instituição.

Por fim, a avaliação da instituição é aferida através da nota IGC (Índice Geral de cursos), que é calculado com base na nota média do CPC dos últimos anos, avaliação dos cursos superiores de pós-graduação (Avaliação CAPES), isso se houver curso de pós-graduação na instituição avaliada e distribuição dos estudantes entre os cursos de graduação e pós oferecidos.

As notas desse índice vão de 1 a 5, e sua interpretação é a mesma do CPC.

Por apresentar uma nota levando em consideração todos os conceitos, o resultado do IGC é considerado um dos mais importantes tanto para estudantes, quanto para as instituições de ensino.

É inegável o peso da nota MEC para o mundo acadêmico. Entender e saber onde buscar os conceitos com certeza vai te ajudar a garantir uma boa formação. Se ainda não encontrou uma universidade nota máxima do MEC, acesse já o portal UVV e saiba mais do porquê nós somos considerados uma das melhores instituições do Brasil.

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail