Se você está pensando em dar um passo a mais na sua formação, provavelmente já se deparou com duas opções de pós-graduação stricto sensu: o mestrado acadêmico e o mestrado profissional. Ambos conferem o título de mestre, mas têm propostas diferentes.
A seguir, o professor e diretor do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, explica as principais diferenças entre eles e como cada modalidade pode ser um diferencial na sua carreira.
Diferença entre o mestrado acadêmico e profissional
O mestrado acadêmico é voltado à formação de professores universitários e cientistas, com foco na produção do conhecimento. Nele, o estudante desenvolve uma dissertação baseada em pesquisa original, onde contribui para o avanço teórico em determinada área do saber.
Já o mestrado profissional, além de formar professores e cientistas, prepara profissionais que irão aplicar o conhecimento de forma prática no mercado de trabalho. Embora também exija uma dissertação, esse modelo se diferencia por incluir a entrega de um produto técnico ao final do curso que demonstre a aplicabilidade do conhecimento adquirido.
E os benefícios no mercado de trabalho?
- O título de mestre pode abrir portas para cargos de liderança, concursos públicos e promoções;
- A formação desenvolve pensamento crítico, comunicação e argumentação;
- A titulação fortalece a autoridade do profissional no meio acadêmico ou no mercado;
- O mestrado pode levar ao doutorado ou conectar o aluno a empresas e instituições públicas.
Faça seu mestrado na UVV
A UVV oferece programas em Arquitetura e Cidade, Assistência Farmacêutica, Biotecnologia Vegetal, Ciência Animal, Ciência Farmacêuticas, Segurança Pública e Sociologia Política. Os cursos são voltados tanto para quem pretende seguir no meio acadêmico quanto para profissionais que desejam aplicar a pesquisa na prática do dia a dia.
Servidores públicos e seus dependentes podem contar com até 30% de desconto nas mensalidades, por meio do programa UVV Valoriza Servidor+ES. Para garantir o benefício, basta se inscrever no curso desejado, ser aprovado no processo seletivo e apresentar a documentação exigida, conforme descrito no edital.
O processo seletivo está aberto até 16 de julho de 2025. Clique aqui e inscreva-se agora!
Veja também: Pesquisa aponta que mestres e doutores são resistentes a crises econômicas: conheça os benefícios da pós-graduação