leitura

Medicina: Tudo que você precisa saber sobre o método PBL

por Natasha Ferreira Lopes

Uma das maiores dúvidas entre os vestibulandos de Medicina é como funciona o método PBL ou Metodologia Baseada em Problemas. Para entender melhor sobre o assunto, a coordenadora do curso de Medicina na Universidade Vila Velha (UVV), Mônica Cola, explica como surgiu a metodologia e como ela é aplicada na prática. 

O método foi criado na década de 70, na escola de negócios de Harvard, mas só foi ganhar notoriedade dentro da Medicina em 1974. A Universidade de Mcmaster, no Canadá, foi a primeira escola médica a adaptar o método PBL, mas ele só ganha “fama” quando o curso de Medicina de Harvard adota o sistema de ensino, em 1985.

17.01.23 - Paixão pelo conhecimento aos 83 anos, Dalmo S. Lora conclui a sua sexta graduação na UVV (20)

 

COMO FUNCIONA O MÉTODO PBL NA MEDICINA

Diferente do ensino tradicional, o método PBL é focado na prática. Toda a parte teórica é apresentada a partir de problemas contextualizados, dentro do cenário da prática médica. A partir disso, os alunos são divididos em pequenos grupos tutoriais de 10 a 12 pessoas com a presença de um professor.

As reuniões acontecem semanalmente com o intuito de construir o conhecimento através dessas discussões. São nesses espaços que os alunos têm a abertura e fechamento.

 

ABERTURA:

Na abertura o grupo recebe um caso clínico que contextualiza o tema. Depois realizam um levantamento de hipóteses e de todo o conhecimento prévio sobre aquele assunto. A partir disso, são dadas as referências para o aluno estudar e voltar para um debate final com a participação e intervenção do professor.

 

FECHAMENTO:

No fechamento é apresentado tudo que foi estudado através de imagens, gráficos e esquemas. É a partir desse conhecimento prévio que são iniciadas as aulas sobre tudo que foi abordado no momento de tutoria, que ajudam a entender o tema com maior facilidade.

 

A coordenadora do curso de Medicina na Universidade Vila Velha (UVV), Mônica Cola, ainda destaca que “o currículo PBL foca no desenvolvimento das habilidades clínicas, de comunicação, trabalho em equipe, de interlocução, que é a própria prática médica’’.

 

 

DIFERENÇA ENTRE O MÉTODO PBL E O ENSINO TRADICIONAL

O ensino tradicional é disciplinar, pois primeiro o aluno aprende a teoria para depois exercer a parte prática. No ensino PBL o aluno é orientado desde o início para a construção de um raciocínio clínico, já que através das tutorias ele investiga, debate, interpreta e produz possíveis soluções para o problema apresentado pelo professor.

Tags: UVV, Vestibular, Graduação, Medicina

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail