leitura

Jornalista com diploma: Entenda a importância da graduação

por Natasha Ferreira Lopes

“Jornalista com diploma”, você já ouviu essa frase? Essa expressão ganhou notoriedade dentro do ciclo de alunos e formandos durante o ano de 2009, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela não obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para exercer a profissão.

Para entender melhor sobre esse tema, convidamos a coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Vila Velha (UVV), Marcela Tessarolo, para falar sobre importância da graduação para os interessados que desejam seguir essa área de atuação.

17.01.23 - Paixão pelo conhecimento aos 83 anos, Dalmo S. Lora conclui a sua sexta graduação na UVV (21)

Antes havia uma regulamentação que exigia a obrigatoriedade da graduação para seguir o ramo jornalístico, mas depois da decisão do STF, essa condição caiu por terra. Apesar de ter passado mais de 10 anos, a coordenadora alerta que na prática isso é bem diferente.

“As empresas e veículos de comunicação continuam contratando pessoas formadas. O Jornalismo é focado em várias áreas de atuação, desde trabalhar em redações, rádio, televisão, assessoria de imprensa até o marketing e as mídias sociais. As pessoas que desejam entrar para esse mercado sem essa formação técnica e ética – já que o curso ensina sobre a ética jornalística – não têm o conhecimento necessário para realizar uma apuração rigorosa ou trazer os dois lados da história nesse ambiente tão lotado de desinformação” disse Marcela Tessarolo.

Outro ponto crucial é a grande quantidade de informações disparadas a todo momento, fato acentuado pelas redes sociais, onde cada usuário propaga o seu próprio conteúdo, curte, compartilha e comenta, tornando um ambiente mais propício para disseminar as chamadas “fakes news” ou as notícias falsas.

“A estratégia das pessoas que são contra o jornalismo apurativo ou investigativo é acusá-lo de ser parcial, de não trabalhar com a verdade ou de estar do lado A ou do lado B. Mas isso é uma das estratégias para difamar os profissionais e as empresas de comunicação” disse Marcela Tessarolo.

Essa é uma das ameaças que o Jornalismo tenta combater insistentemente. Com isso, foram criadas as agências de fact checking, que atuam com propósito de ajudar o público a ter mais segurança na hora de ler uma notícia e demais conteúdos propagados na internet.

Com a formação acadêmica em Jornalismo, o aluno sai preparado para atuar nos mais diversos setores de comunicação. Durante o curso ele tem aulas de história da comunicação, redação jornalística, telejornalismo e audiovisual, fotografia, legislação da comunicação, radiojornalismo e podcasting, jornalismo de dados, marketing, mídias sociais, entre outras disciplinas.

 

SIGA O CURSO DE JORNALISMO NO INSTAGRAM: @jornalismo_uvv

Tags: Mercado de trabalho, UVV, Ensino Superior, Graduação

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail