I’d like to learn more about Campaign Creators!

leitura

Felicidade x dinheiro: qual é mais importante na escolha da profissão?

por Renato Conceição

A vida pré-vestibular envolve uma grande dúvida: É melhor optar pela carreira que me fará feliz ou pela que supostamente dará mais dinheiro? 

Se a área desejada não oferece o salário dos seus sonhos, busque similaridades ao que você gosta em outros cursos. Perceba se é possível identificar oportunidades que pagam mais, sem que você precise abrir mão de suas aspirações.  

Por exemplo, um jovem apaixonado por Cinema, mas com poucas chances de crescimento neste mercado, pode se formar em Publicidade ou Jornalismo. São profissões cujo audiovisual também é importante, mas com maiores chances de sucesso, se ele não reside em polos cinematográficos. 

Do mesmo modo, pessoas que sonham em trabalhar desenhando podem buscar profissões em que desenhar é essencial: Design de Produto, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, etc. 

Assista ao vídeo abaixo e entenda como uma formação acadêmica pode ser aplicada em diversos campos profissionais. 

 

Raíssa descobriu que o curso de Ciência da Computação possibilita o trabalho em várias áreas profissionais

 
 

Com uma visão plural, como a apresentada pela Raíssa, no vídeo, o jovem expande seu horizonte de possibilidades e aprende a olhar para o mercado de trabalho de forma mais crítica. Entende, enfim, que ele tem liberdade para criar novos caminhos, caso não se sinta confortável nas trilhas existentes. 

 

Existem duas grandes virtudes que o estudante pode conquistar durante a vivência universitária. A primeira é o senso crítico, que o ajuda a construir seu próprio saber a partir dvários pontos de vistaA segunda é buscar o conhecimento. As coisas mudam o tempo todo e é preciso estar em constante busca por novas informações. Sabendo disso, o aluno constrói uma visão única sobre a vida profissional. Estando aberto a novos aprendizados e exercitando o espírito crítico, o jovem consegue transitar em qualquer área, independentemente da formação”, explica o professor e Vice-Reitor da Universidade Vila Velha – UVV, Rafael Galvêas.  

 

Como chegar à melhor escolha? 

O primeiro passo é equiparar possibilidades e encontrar alternativas por meio do site das instituições de ensino. 

  • Vá à página de cursos da universidade em que você deseja estudar; 
  • Selecione os cursos que podem estar relacionados aos seus talentos e ao que você quer para a vida; 
  • Analise detalhadamente a grade curricular de cada um deles. 

Se, dentro da grade, houver alguma disciplina que envolva o que você gosta de fazer, é possível que esta carreira traga a realização pessoal e profissional que você busca. 

A próxima etapa é marcar uma conversa com a coordenação dos cursos que chamaram sua atenção. Este tipo de contato é extremamente esclarecedor. Além de conhecer melhor a grade curricular, você expande seus horizontes e entende, de fato, como adequar a proposta do curso aos seus objetivos pessoais e financeiros. 

Para se aprofundar ainda mais, aproveite as facilidades da internet para conversar com profissionais formados na área que você almeja. Envie mensagens, faça perguntas e peça opiniões sinceras sobre o salário e os prazeres da profissão. Pesquise vídeos que mostrem a rotina de empresas. Busque na Literatura, na Ciência e no Cinema histórias que te inspirem a iniciar a jornada dos seus sonhos. 

 


Guarde na memória

Uma boa remuneração não depende só da profissão escolhida. O desempenho no trabalho e a busca permanente por novos conhecimentos são fundamentais para a conquista de um salário satisfatório.


 

Tudo no seu tempo 

A escolha de uma profissão envolve muitos questionamentos. Entenda que dúvidas, e até mesmo o sentimento de desorientação, são completamente normais neste processo. Tenha calma para tomar decisões no seu tempo. Evite afetar-se por pressões externas e confie no seu potencial para encontrar o caminho certo, na hora certa. 

Por fim, esteja aberto a novidades. Seja fiel à sua essência, mas nunca se feche para novas alternativas. Lembre-se que explorar o desconhecido pode ser o início de uma grande aventura. 

Tags: Mercado de trabalho, Pré-vestibular, Escolha de profissão, Teste de carreira, Escolha profissional, Como escolher uma graduação, Melhores salários

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail