O Ministério da Educação (MEC) anunciou, em maio de 2025, mudanças nas regras para o Ensino a Distância (EAD) no Brasil. Com isso, as Instituições de Ensino Superior (IES) terão até dois anos para se adaptar às novas exigências.
Mas calma, nada muda para quem já está matriculado ou para os novos alunos que ingressarem em 2025.
Ou seja, se você já estuda na UVV On ou está para ingressar em algum curso, sua matrícula ou rematrícula segue normalmente e seu curso vai até o fim no formato atual.
Sobre a nova regulamentação, as medidas trazem alterações na estrutura dos cursos, no formato pedagógico e nos critérios de avaliação. Quer saber o que muda? Confira no texto abaixo.
Na nova regulamentação da EAD, as atividades de ensino são classificadas conforme a forma e o momento em que ocorrem:
- Atividade presencial: acontece com a presença física do estudante e do professor no mesmo local e horário, como em aulas práticas, estágios e avaliações presenciais.
- Atividade síncrona: realizada a distância, em tempo real, com uso de áudio e vídeo. Mesmo em locais diferentes, estudantes e professores interagem simultaneamente.
- Atividade síncrona mediada: é uma atividade síncrona com limite de até 70 estudantes por docente ou mediador pedagógico e controle de frequência obrigatório.
- Atividade assíncrona: feita a distância, em momentos diferentes, com materiais como videoaulas, textos e fóruns. O estudante acessa e realiza as atividades no seu próprio ritmo.
Presencial obrigatório
Os cursos de graduação em Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão ser ofertados obrigatoriamente de forma presencial. No caso da Medicina, toda a carga horária deverá ser cumprida presencialmente. Já os demais cursos poderão ter até 30% da carga horária realizada a distância.
Além disso, graduações nas áreas de educação, engenharias, saúde e bem-estar, não poderão ser ofertadas integralmente a distância. Os cursos deverão ser oferecidos apenas nos formatos presencial ou semipresencial.
A medida atinge formações como Fisioterapia, Farmácia, Educação Física, Medicina Veterinária, Biomedicina, Fonoaudiologia e Nutrição, além de licenciaturas e cursos das áreas de ciências naturais, Matemática, Estatística, Engenharias, entre outras.
Formato pedagógico
Nenhum curso de graduação poderá ser ofertado totalmente a distância, conforme os limites definidos no Decreto nº 12.456/2025. Os cursos de graduação podem ser oferecidos em três formatos:
Cursos presenciais: com pelo menos 70% da carga horária em atividades presenciais, com a presença física de estudantes e professor nas aulas, atividades em laboratórios físicos e frequência a estágios presenciais;
Cursos em EAD: oferta majoritária de carga horária a distância, composta por atividades síncronas, atividades em plataformas digitais de ensino e conteúdos pedagógicos. Porém, o decreto impõe o limite mínimo de 10% da carga horária do curso em atividades presenciais; outros 10% em atividades síncronas mediadas ou presenciais.
Cursos semipresenciais: devem ter, no mínimo, 30% ou 40% da carga horária em atividades presenciais, a depender da área, conforme a Portaria MEC nº 378/2025; e no mínimo, 20% em atividades síncronas mediadas ou presenciais;
Critérios de avaliação e Mediador Pedagógico
Cada unidade curricular deverá ter, no mínimo, uma avaliação presencial com peso majoritário na nota final e pelo menos 1/3 com questões discursivas de análise e síntese, salvo quando se tratar de práticas. Nessa etapa, cabe à instituição de ensino verificar a identidade dos estudantes para evitar fraudes.
Outra novidade é a criação do cargo de mediador pedagógico. Enquanto o tutor tem uma função de apoio administrativo ou logístico, o mediador atua diretamente no processo de aprendizagem. Ele deve ter formação compatível com o curso e é o responsável por esclarecer dúvidas e apoiar os estudantes durante os estudos.
Estrutura de apoio e Polos EaD
As atividades dos cursos semipresenciais e a distância poderão ocorrer tanto na sede da instituição quanto em campi fora da sede e nos polos EAD. Esses locais deverão funcionar como espaços acadêmicos dedicados ao suporte direto ao aluno.
Por isso, será exigida uma estrutura física e tecnológica compatível com as necessidades de cada curso. Entre os requisitos mínimos estão: sala para a coordenação, ambientes de estudo, laboratórios (quando aplicável) e acesso à internet de qualidade.
Os polos de educação a distância passam a ter papel ainda mais relevante, sendo espaços de acolhimento, orientação e conexão com o mundo do trabalho, com infraestrutura compatível com os cursos ofertados.
UVV é referência em educação a distância
A UVV é referência nacional em educação a distância. Com mais de 50 polos ativos distribuídos pelo Brasil, a instituição oferece uma estrutura tecnológica a qualidade acadêmica, comprovada pelo selo 5 estrelas do QS Stars Ratings.
Todo o conteúdo é desenvolvido diretamente na sede da instituição, com padronização pedagógica, atualização científica e elevado rigor acadêmico. Os cursos são conduzidos por um corpo docente altamente qualificado, composto majoritariamente por mestres e doutores, com o apoio de mediadores pedagógicos e equipes multidisciplinares. Todas as disciplinas contam com aulas ao vivo realizadas semanalmente pelos professores. Essas aulas são gravadas e disponibilizadas no ambiente virtual, o que permite acesso posterior conforme a necessidade de cada aluno.
A UVV On investe continuamente em soluções tecnológicas robustas, que asseguram acessibilidade, estabilidade e interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. Além disso, oferece atendimento humanizado, suporte acadêmico permanente e acompanhamento próximo aos estudantes, tanto de forma digital quanto presencial, por meio de uma rede de polos que funcionam como espaços de apoio, prática e acolhimento.
A formação ofertada é conectada às demandas do mundo do trabalho, com foco no desenvolvimento de competências profissionais, empregabilidade e impacto regional. A Plataforma Carreiras atua como ponte entre a universidade e o mercado, com oportunidades de estágio, emprego, orientação profissional e desenvolvimento de habilidades voltadas à inserção e crescimento na vida profissional.
Dessa forma, a metodologia permite que alunos de diferentes perfis e localidades tenham acesso à mesma excelência acadêmica dos cursos presenciais.
“A UVV chega a este novo cenário com vantagem estratégica: já faz Educação a Distância com qualidade, compromisso acadêmico e rigor regulatório. Os ajustes necessários representam mais uma etapa natural de evolução”, afirma Cristiano Biancardi, pró-reitor do ensino a distância da universidade.
Essas mudanças representam um novo ciclo para o ensino superior brasileiro, com foco na qualidade da formação, na interação entre professores e estudantes, e no fortalecimento dos polos como espaços de apoio acadêmico e formativo.