leitura

Diferenças entre Universidade, Faculdade e Centro Universitário

por Renato Conceição

De longe, Universidades, Faculdades e Centros Universitários podem parecer iguais, mas as diferenças entre eles são enormes e podem impactar diretamente em sua formação profissional. 

A infraestrutura das Universidades permite que o aluno viva uma experiência mais intensa e aprofundada. Instituições desta categoria abrangem várias áreas do conhecimento e têm autonomia para criar novos cursos. Seus pilares são Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Na prática, significa que, além dos cursos de Graduação, universidades ofertam programas de Especialização, Mestrado e Doutorado. Desenvolvem pesquisas científicas e convertem a produção intelectual em benefícios para a sociedade. Também é exigência do Ministério da Educação (MEC) que universidades tenham ao menos 1/3 de professores Mestres, Doutores ou Pós-Doutores. 

Faculdades geralmente são especializadas em apenas uma área do conhecimento, como Saúde, Exatas, Humanas, Negócios ou Tecnologia. A quantidade de cursos oferecidos costuma ser reduzida e a oferta de Pesquisa, Iniciação Científica, Extensão e programas de Pós-Graduação não é obrigatória. 

Centros Universitários possuem cursos de áreas diversas, mas não precisam oferecer programas de Pós-Graduação, Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão. Pelo menos 1/3 dos professores deve ser composto por Mestres ou Doutores. São maiores que as Faculdades e menores que as Universidades. 

 

Ensino inclui Graduação e Pós-Graduação

O primeiro pilar da formação acadêmica é o Ensino. Ele se baseia no conhecimento teórico e prático para introduzir o estudante ao universo que envolve: 

  • Graduação; 
  • Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização); 
  • Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). 

 Toda a metodologia desenvolvida para apresentar teorias e conceitos importantes para a formação universitária se encaixa neste pilar. Trata-se da formação intelectual do aluno por meio de fontes, testes e estudos consagrados pela comunidade acadêmica. 

Ainda que estejam inseridos no Ensino, Programas de Pós-Graduação Stricto Senso dialogam fortemente com o exercício dos outros dois pilares. Para existirem perante aos órgãos reguladores, também devem promover a Pesquisa e a Extensão. 

 

Universidade Vila Velha - UVV é exemplo de instituição que oferece Ensino, Pesquisa e Extensão

 

Pesquisa aprofunda o conhecimento e potencializa o aprendizado 

A Pesquisa propõe o uso do conhecimento na busca por soluções que resolvam problemas relevantes para a sociedade. 

Este pilar está diretamente ligado ao Ensino. É comum, afinal, que pesquisas se baseiem em estudos pré-existentes a fim de encontrar respostas para novos questionamentos. Por outro lado, é por meio da Pesquisa que teorias são testadas, validadas ou invalidadas antes que se tornem conceitos úteis para o ensino. 

Na vida acadêmica, a introdução ao universo da Pesquisa geralmente acontece na produção de artigos científicos. Ao longo da jornada universitária, entretanto, o estudante é apresentado a outros formatosentre eles o TCC.

 

 Projeto de Pesquisa Areias da Saúde verifica o potencial terapêutico de areia da cidade de Guarapari - ES

 

Extensão promove aproximação com a sociedade 

A Extensão marca o momento em que os resultados da união entre Ensino e Pesquisa se convertem em benefícios para a sociedade. É quando o conhecimento se transforma numa prática segura e comprovadamente útil para a solução de problemas. 

Projetos de Extensão consistem no exercício supervisionado da profissão escolhida pelo estudante. Isso acontece por meio de atendimentos comunitários geralmente realizados em estruturas próprias das instituições de ensino. Por exemplo: 

  • consultas psicológicas, odontológicas e fonoaudiológicas em Policlínicas; 
  • atendimentos voltados à saúde animal em Hospitais Veterinários; 
  • consultorias empresariais em Empresas Juniores; 
  • produção jornalística e publicitária em Agências Experimentais. 

 

Programa de Extensão do curso de Medicina Veterinária da UVV realiza tratamentos com células tronco em animais 

 

A qualificação de uma instituição como Universidade, Faculdade ou Centro Universitário depende do cumprimento destes pilares e de uma série de outros quesitos. Cabe ao Ministério da Educação avaliar o cumprimento das exigências e conferir a titulação mais adequada.

Tags: Capacitação profissional, UVV, Extensão, Doutorado, Vestibular, Ensino, Pesquisa, Mestrado

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail