leitura

Conheça a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo

por Universidade Vila Velha

Você sabe diferenciar o grau acadêmico oferecido para seu curso? Se você não faz ideia do que estamos falando, então preste atenção que essa informação pode mudar sua carreira.

Embora que, equivocadamente, muitas vezes sejam associadas a simplesmente o tempo de duração de um curso, as nomenclaturas Bacharel, Licenciatura e tecnólogo representam muito mais que isso.

Longe de ser mero capricho, esses termos traduzem o grau de capacitação que será atribuído a um estudante ao final de determinado curso superior, algo que tem grande impacto na sua vida acadêmica e em seu futuro profissional.

POR QUE CONHECER OS GRAUS ACADÊMICOS?

Imagine o quão frustrante seria sonhar em ser professor e descobrir no meio da formação que, na verdade, seu curso não oferece a capacitação que a lei exige para que se possa atuar nessa profissão? Terrível, né?

Entender os níveis de formação oferecidos pelo sistema educacional brasileiro é importante para que frustrações, como a do exemplo acima, não ocorram. Ainda que muitos não compreendam, cada um dos graus oferece um tipo específico de formação e permissão para o exercício das profissões existentes.

Outro ponto importante é que saber a diferença entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura diminui a probabilidade de uma má escolha, o que consequentemente evita a necessidade de mudança de curso e seus custos.

É importante mencionar também que os graus de graduação possuem influência nas disputas de vestibular e bolsas de estudo.

 

O QUE É BACHARELADO, LICENCIATURA E TECNÓLOGO?

O Ministério da Educação(MEC) reconhece, atualmente, três tipos de formação de grau superior, e explicamos a seguir detalhadamente o diferencial de cada uma. Acompanhe!

 

BACHARELADO 

O grau que oferece aos estudantes um conhecimento abrangente de determinada área, capacitando eles a lidarem com questões diversas. Esse tipo de formação confere aos universitários o grau de bacharel, em tempo que pode variar de 4 a 5 anos, dependendo da profissão.

O interessante dessa modalidade é que ela aumenta as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, tendo o bacharel a oportunidade de escolher entre diversos campos de atuação dentro de uma profissão. A lista de cursos que oferecem esse tipo de formação é extensa, mas citamos como exemplo:

  •  Direito;
  •  Medicina;
  •  Engenharia;
  •   Arquitetura e Urbanismo.

 

LICENCIATURA 

Licenciatura é a modalidade que oferece o licenciamento do profissional para dar aulas no ensino fundamental, médio e técnico, ou seja, esse tipo de curso é voltado para aqueles que almejam a carreira de professor.

Diferente do bacharelado, esse grau acadêmico oferece ao estudante conhecimentos específicos sobre uma determinada área, além de instigar o desenvolvimento de técnicas pedagógicas. Cursos de licenciatura possuem duração que varia de 3 a 4 anos, e os cursos mais conhecidos que conferem tal titulação são:

  • Letras;
  • Ciências Biológicas;
  • Matemática.

 

TECNÓLOGO 

  Curso criado para estudantes que buscam atender às necessidades do mercado. Essa modalidade oferece capacitação de nível superior em diversas áreas do conhecimento humano e possui duração de 2 anos. Os tecnólogos são instruídos com conhecimentos técnicos profundos e específicos. 

Alguns exemplos de cursos tecnólogos são:

  • Marketing;
  • Sistemas de informação;
  • Design de produto.

 

Essa modalidade de curso ainda é pouco vista pelos brasileiros que estão muito acostumados com as chamadas “profissões clássicas”, possuem dificuldade em aceitar e compreender as grandes inovações do mercado. 

Contudo, esse tipo de formação faz parte do sistema de ensino superior, e cada vez mais o mercado de trabalho anseia por esse tipo de profissional.

 

QUAL É O MELHOR GRAU DE FORMAÇÃO?

A tomada de decisões cerca a vida dos estudantes a todo momento,  mas, se tratando da escolha do grau de formação, não há segredo, basta levar em consideração os seus sonhos pessoais.

É importante saber onde é que você se vê no futuro, qual será sua posição em 10, 20, 30 anos? A escolha depende basicamente do que você almeja como plano de vida, e do tempo que você deseja disponibilizar para alcançar tal objetivo.

Se, em dez anos, você se vê dando aulas porque você admira essa profissão, possui habilidades prévias e força de vontade para encarar os desafios do mercado da educação, então o melhor é que você escolha a licenciatura.

Já para aqueles que estejam dispostos a experimentar todo o universo de possibilidades que determinada profissão pode oferecer, então o ideal é optar pelo bacharelado, um grau que permitirá, através do ensinamento sólido da base de grandes áreas, flexibilidade em campos de atuação.

Agora, para aqueles que têm pressa em alcançar uma boa posição no mercado de trabalho, através de profissões inovadoras, e que possuem facilidade em absorver conteúdos técnicos, o nível de formação ideal é, sem dúvida, o tecnólogo.

Novamente, ressaltamos que esse tipo de escolha é tão pessoal quanto escolher a roupa que se veste, por isso, nossa dica é que, antes de tudo, você faça seu plano de carreira.

Tudo bem, sabemos que é difícil colocar no papel o plano de uma vida inteira, mas mesmo que você ainda não tenha tanta certeza de onde quer chegar, alinhe apenas ideias iniciais, com certeza isso ajudará você a fazer escolhas assertivas.

 

Conta para a gente, você conseguiu entender melhor o que é cada um dos graus acadêmicos? Já sabe o caminho que quer seguir? Se ainda tem dúvidas, acesse o nosso post sobre como descobrir o curso certo para você ou acesse a lista de cursos oferecidos pela UVV e saiba um pouco mais das possibilidades que cada profissão pode te proporcionar.

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail