I’d like to learn more about Campaign Creators!

leitura

Conheça as profissões do futuro

por Universidade Vila Velha

Com os grandes avanços da tecnologia e a recente mudança do mercado, algumas profissões se valorizaram e outras surgiram, prometendo grandes inovações para a sociedade. Saber quais são as profissões do futuro pode te ajudar a escolher uma carreira muito promissora.

Por que prestar atenção nas carreiras do futuro?

O mercado de trabalho mundial está em constante mudança e é natural que, conforme essa evolução acontece, algumas profissões deixem de ser necessárias.

Com o passar dos séculos, notamos o desaparecimento de muitas carreiras que antes eram essenciais para o dia a dia, como, por exemplo, acendedor de poste, telefonistas e operador de mimeógrafo. Por isso, é importante escolher uma profissão que tenha um futuro, evitando frustrações quanto à sua colocação no mercado de trabalho, que podem evoluir para condições sérias relacionadas à vida financeira e saúde.

Precisa de ideias para encontrar uma profissão rentável e que combine com você? Então acompanhe a lista com as profissões do futuro que a UVV separou.

 

As 8 profissões do futuro

Desde que se popularizou, a internet tem transformado as interações humanas, e com os recentes avanços, junto com os impactos da pandemia por COVID-19, houve um aumento na utilização da tecnologia pela sociedade, que acabou por aceitar melhor tudo que é digital. Por isso, as novas profissões do futuro estão basicamente relacionadas ao mundo digital

 

Desenvolvedor de Software 

Os queridinhos aplicativos e sites que diariamente acessamos com tanta facilidade são construídos arduamente pelos desenvolvedores de softwares. Através de cálculos e códigos precisos, os desenvolvedores de softwares criam novas maneiras de se relacionar, comprar, vender, entreter e otimizar processos.

Por serem os responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia, esses profissionais são muito valorizados no mercado de trabalho e chegam a receber, em média, R$5.000,00 por mês, valor que está acima da média do salário da maioria dos brasileiros.

 

Designer UX

Com a migração do mercado físico para o mercado digital, houve necessidade de adaptação também na maneira com que as empresas oferecem seu atendimento, afinal, as maneiras de se relacionar pessoalmente e virtualmente são totalmente diferentes.

O designer UX ou Experiência de Usuário é o profissional responsável por mapear a navegação e interação entre usuário e site, pensando em cada clique, no intuito de otimizar e tornar a experiência agradável. Um bom designer UX compreende o mercado e sabe exatamente quais são as necessidades e desejos do público que atende.

Este profissional é visado, pois ajuda a estabelecer forte relação entre cliente e empresa, padroniza processos, aumenta os lucros e, por fazer isso, recebe em média um salário de R$7.000.

 

Criador de Conteúdo

 É claro que essa não poderia ficar de fora da lista das profissões do futuro. Essa é uma profissão muito rentável e que promete continuar em alta.

O criador do conteúdo é o profissional que busca, através da criatividade, entreter, informar e divertir pessoas. Muitos ainda não compreendem como esse tipo de profissional gera renda, mas é só pensar que os criadores de conteúdo chegaram para complementar a televisão e rádio, que até pouco tempo atrás eram as únicas formas de entretenimento de muitas pessoas.

Cada vez mais, os criadores de conteúdo passam a ter maior influência na vida das pessoas, e é disso que as marcas têm se aproveitado, da grande visibilidade dessas pessoas, promovendo seus produtos de forma mais abrangente.

 

Analista de Comunicação

O analista de comunicação é o responsável por garantir a boa interação entre empresa e seu público. Responsável por cuidar, junto de outras equipes (marketing, gerenciamento de mídias sociais, etc.), dos veículos de comunicação da empresa como redes sociais, site, blog, esse profissional cria estratégias inteligentes de se comunicar, melhorar relações e monitorar a imagem da empresa no mercado.

 

Gerenciamento de Mídias Digitais

O profissional responsável por cuidar das redes sociais de marcas e pessoas. Tendo em vista que a linguagem e as formas de interações utilizadas nas redes sociais são diferentes, viu-se a necessidade de ter um profissional especializado na comunicação desse tipo de veículo de informação.

Além de criar postagens, o gerenciador de mídias também é responsável por atender os seguidores da marca. Sabe as respostas divertidas e interativas que obtemos ao fazer uma pergunta bacana naquele nosso serviço de streaming preferido? Pois então, é o profissional de gerenciamento de mídia que responde.

 

Marketing Digital 

É a profissão responsável por estabelecer estratégias de comunicação, no intuito de conquistar novos públicos e melhorar sua rede de relacionamento atual.

Através de conteúdos criativos publicados em sites, blogs, redes sociais, telefone, panfleto, etc., o profissional dessa área ajuda a aumentar a visibilidade de uma marca, e melhorar sua reputação no mercado e a aumentar lucros.

 

Analista de Dados

O profissional analista de dados é o responsável por ajudar empresas a compreender padrões essenciais para o estabelecimento de estratégias que otimizem processos, personalizem serviços e aumentem  lucros.

 

Segurança da Informação

O profissional responsável por garantir a segurança do grande número de informações confidenciais que correm pela internet nos dias de hoje.

Esse profissional busca proporcionar aos usuários da internet, através de uma complexa atuação, confidencialidade, integridade, autenticidade e legalidade durante o uso desse sistema tão essencial. 

 

E aí, gostou de saber mais quais são as profissões do futuro? Conta para a gente se alguma delas será a sua aposta de carreira, e se for, corre para nosso site oficial para saber mais como iniciar carreira nessas profissões.

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail