I’d like to learn more about Campaign Creators!

leitura

Como se preparar para as provas de vestibular

por Universidade Vila Velha

Lidar com a ansiedade antes do vestibular é muito desafiador, mas o importante é não deixar de seguir os seus sonhos. Preparar-se para as provas de vestibular pode ser a solução perfeita para te ajudar a controlar as emoções e trazer bons frutos.

O vestibular é um sistema de avaliação que visa selecionar os candidatos aptos a seguirem com a vida acadêmica no ensino superior. O conteúdo da prova, sua aplicação e métodos de avaliação variam bastante de acordo com a instituição responsável, mas, nos geral, todas as provas costumam cobrar o conhecimento sobre ciências humanas, exatas e biológicas.  

As provas, geralmente, são divididas em duas etapas, que são cumpridas em dois dias separados. Em cada etapa o candidato deve responder questões de múltipla escolha, e normalmente no primeiro dia de prova é cobrada a criação de uma redação dissertativa-argumentativa. Há também vestibulares mais simples que não separam a prova em etapas, e realizam sua seletiva através de uma única prova, essa que também costuma conter somente questões de múltipla escolha e redação.

Existem também vestibulares mais complexos onde são cobradas questões de múltipla escolha, questões dissertativas e ainda redação. Por esse tipo de teste ser mais extenso, há instituições que separam a prova em até três etapas, mas isso pode variar bastante.

Olhando de uma forma geral o vestibular pode parecer simples, mas requer muita dedicação. Saiba como se preparar com as dicas da UVV!

 

Conheça o vestibular a ser prestado


Algumas são mais gerais e por isso, não cobram questões sobre matérias específicas do curso escolhido pelo candidato, como é o caso do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo.

No entanto, há vestibulares que buscam avaliar habilidades específicas e, por isso, possuem questões particulares na área do conhecimento escolhida pelo estudantePor isso, procure conhecer a prova que vai fazer. Leia o edital, entenda o conteúdo cobrado e a distribuição da nota entre as questões, desse modo será possível organizar melhor seus estudos.

É interessante também conversar com estudantes que já prestaram o vestibular que você almeja, assim, você consegue pegar dicas valiosas de pessoas que conhecem melhor como funciona a dinâmica do teste.

Além disso, para candidatos cotistas é importante saber se há, e como funciona a banca de validação, equipe responsável por barrar fraudes e garantir a elegibilidade do direito, quanto a uma disputa justa das cotas raciais e sociais.

 

Organize um cronograma de estudos


Para se sair bem no vestibular, não tem como fugir do estudo, o conteúdo cobrado na prova é extenso e requer preparação.

Para organizar as ideias, é interessante saber como criar um cronograma de estudos, que ajude a definir os temas a serem estudados e o tempo dedicado a cada um deles.

Dentre as vantagens de seguir um cronograma de estudos, ressaltam-se:

  •  otimização de tempo de estudo;
  • potencialização do aprendizado;
  •   melhora do foco.

Além disso, é interessante estudar além dos materiais didáticos convencionais, mantenha-se sempre atualizado sobre os fatos da atualidade, é muito comum que vestibulares cobrem esse tipo de conhecimento também.

 

Faça muitos testes

 

É fácil encontrar na internet provas de vestibular para treinar, o que é excelente para você entender como é o estilo e dinâmica da prova, quais tipos de questões rever e ainda avaliar seu nível de conhecimento e preparo.

Além disso, os testes podem aumentar sua confiança, algo essencial para garantir seu sucesso durante a prova real. 

 

Atenção com a redação

 

Cada prova de vestibular possui uma regra de redação diferente, e alguns quesitos como estrutura e estilo de escrita podem variar bastante. Por isso, atente-se a isso!

Muitas vezes, a redação costuma compor metade da nota, o que atribui a essa atividade grande peso na nota final, por isso é importante trabalhar bem suas habilidades de redação. No geral, os objetos avaliados por vestibulares são escrita, capacidade de argumentação e objetividade no desenvolvimento da redação, por isso, foque em estudar e praticar esses pontos.

Bem-Estar em dia


Para fazer uma boa prova, é importante que você esteja bem, então cuide da alimentação e não deixe de descansar bastante. 

Não estude até tarde da noite ou um pouco antes da prova, isso só deixará seus olhos e cérebro cansados. Lembre-se que as provas de vestibular são extensas e é importante que esteja totalmente descansado.  Utilize o último dia antes da prova para descansar e cuidar de você. Faça atividades físicas, coma bem, faça o que gosta, passe tempo com familiares e amigos, distraia a mente, relaxe.

Em caso de crise de ansiedade no momento da prova ou antes dela, procure fazer exercícios para acalmar os sintomas, e lembre-se que essa prova, apesar de muito importante, não define seu futuro e pode ser feita várias vezes.

 

Planeje o dia da prova

No dia da prova, é normal e muito comum que o candidato sinta um pouco de nervosismo, por isso, o ideal é evitar contratempos. Então, verifique a data, horário e local onde o vestibular será aplicado, para que consiga organizar sua viagem até lá, e assim chegar com antecedência.

Verifique as melhores opções de transporte, levando em conta que, geralmente, em dias de provas de vestibular, ocorrem fechamento de ruas e avenidas, e há um aumento considerável do trânsito.

Lembre-se de checar documentos essenciais como registro de identidade e comprovante de ensalamento (caso haja), por exemplo. Vestibulares costumam barrar candidatos que não apresentam as declarações necessárias.

Além disso, não se esqueça de checar os itens permitidos e proibidos no local do teste, para evitar risco de eliminação ou advertência.

 

Entenda suas preferências 

Algumas pessoas possuem dificuldades de concentração e qualquer tipo de barulho ou movimento simples como o balançar de perna e braços, etc, podem incomodar e acabar prejudicando drasticamente o desempenho durante as provas.

Por isso, se você for uma dessas pessoas, procure se sentar afastado dos aplicadores e das janelas, geralmente os cantos costumam ser o local ideal para pessoas com esse tipo de sensibilidade.

 

E aí, se sente mais preparado para fazer a prova depois de ler nossas dicas? Conta para a gente se você já costuma fazer alguma das coisas que citamos e quais são suas maiores dificuldades. Conheça mais dicas sobre o mundo acadêmico no nosso blog.

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail