I’d like to learn more about Campaign Creators!

leitura

Aprenda a estudar para o Vestibular

por Maria Leandra Aroeira de Jesus

Foco, determinação e disciplina são essenciais durante os estudos para provas de vestibular. Estes três fatores são altamente necessários para garantir sucesso ao ingressar no curso escolhido.

Aqui vão algumas dicas fundamentais para você, que está na fase de preparação para ingresso ensino superior.

 

Leia o edital da prova

Primeiro, é preciso entender como é o vestibular que você irá prestar. Conheça as regras e requisitos das provas. Para isso, procure pelo edital do vestibular que irá fazer.

Algumas instituições de ensino disponibilizam o edital na internet. Ao acessar o documento, leia-o com atenção. Ele traz informações importantes, como o peso das disciplinas nas provas de cada curso.

> Clique aqui e acesse aos editais do Vest UVV 2021/1.

Depois de entender como é o vestibular, é necessário se dedicar ao planejamento.

 

Crie um cronograma

Para conseguir se organizar, é importante criar um cronograma de estudos. Alguns passos para montar seu cronograma são:

  • Fazer uma lista com as disciplinas a serem estudadas;
  • Anotar quantas horas diárias estão disponíveis para estudar. (Faça uma lista com cada hora do dia. Escreva o que faz em cada momento, para saber quanto tempo livre você tem para os estudos);
  • Definir por quantas horas por dia irá estudar. Lembre-se de ser realista, pois nem sempre uma maior carga horária significa mais aprendizado;
  • Dividir quais matérias irá estudar por quantas horas semanalmente.

 

Prepare o ambiente

Tão importante quanto a organização do horário é a preparação do ambiente em que acontecerão os estudos. Um dos maiores desafios na hora de estudar é a distração.

Para manter o foco, é importante garantir que o espaço onde irá estudar tenha algumas características:

  • Silêncio, e que haja poucas chances de você ser interrompido por alguém;
  • Limpeza, tente manter por perto somente os materiais necessários no momento de estudar. Ter muitos objetos por perto aumentam as chances de distração;
  • Restrição do celular, pois, apesar de ser necessário, o celular pode oferecer distrações. Uma das maneiras disponíveis para diminuir a tentação é desativando as notificações do aparelho. Assim não haverá interrupções nos momentos de estudo. Outra solução é deixar o celular longe, de preferência em outro cômodo, para que seja mais difícil acessá-lo.

> Clique aqui e aprenda a desenvolver sua concentração. 

 

Faça as provas anteriores

Depois de organizar seus horários e o ambiente de estudo, é hora de se dedicar aos conteúdos. Uma dica é resolver questões de provas anteriores. Ao fazer as provas anteriores, você entenderá de que forma a prova se apresenta. Terá noção do que esperar, diminuindo até mesmo o nervosismo.

 

Defina estratégias de estudo

Uma estratégia muito utilizada é a Técnica Pomodoro. Ela combina períodos de estudo com momentos de relaxamento. Consiste em ciclos de 25 minutos de foco e 5 minutos de descanso. Se fizer o ciclo por mais de 3 vezes seguidas, dê uma pausa de duração maior, com aproximadamente 30 minutos.

Entenda melhor a Técnica Pomodoro:

 

 

Utilize diferentes métodos de estudos

Importante também é explorar os diferentes métodos de estudo que tornam o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Além das formas mais clássicas de aprendizado como fazer resumos e destacar trechos importantes, existem outras técnicas como:

  • Mapa mental: ótimo para o aprendizado visual. Consiste em um diagrama desenvolvido a partir de uma ideia central que se espalha por ramificações. Você pode usar cores, figuras e símbolos para facilitar a visualização;
  • Flash Cards: método focado na memorização. São cartões de papel em que você escreve uma pergunta de um lado e a resposta de outro. São fáceis de usar em qualquer lugar por serem simples e pequenos. Clique aqui e saiba mais sobre flashcards;
  • "Ensinar" o conteúdo estudado: a autoexplicação é um método em que você explica o conteúdo que estudou para si mesmo, com suas próprias palavras. A técnica ajuda na memorização dos conteúdos e na identificação de trechos que precisam de mais atenção.

 

Aproveite os recursos da internet

Além de poder acessar informações das instituições pela internet, existem diversos materiais disponíveis que podem auxiliar os seus estudos. São muitas as videoaulas, os livros e podcasts gratuitos que abordam disciplinas ou assuntos específicos que podem te ajudar.

 

É importante lembrar que nem sempre é possível fazer tudo sozinho. Busque ajuda profissional, caso sinta dificuldades no aprendizado ou tenha problemas relacionados à saúde física e mental causada pela pressão dos estudos.

A jornada para a aprovação no vestibular requer muita dedicação e esforço. A recompensa é a realização do seu sonho.

 

Leia também

Produtivo ou Procrastinador? Descubra em qual perfil você se encaixa

 

-

Tags: Vestibular, Pré-vestibular, Como estudar para o vestibular, Técnica Pomodoro, Ensino Superior, Preparação para o Vestibular, Técnicas de Estudo

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail