leitura

Ansiedade: 4 passos para uma vida mais tranquila

por Kamilli Rampinelli

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que possui o maior número de pessoas ansiosas no mundo. São mais de 18 milhões de brasileiros que possuem transtorno e isso se tornou mais preocupante durante o período de isolamento social.

Ficar ansioso ocasionalmente é normal, pois é um sentimento natural do ser humano. Contudo quando ele fica mais forte e começa a prejudicar as tarefas do dia a dia, é importante ficar atento aos sintomas e tentar modificar pequenos hábitos.

Insônia, pensamentos obsessivos, apetite desregulado, medos irracionais e comportamentos compulsivos são alguns dos sintomas relacionados ao transtorno de ansiedade. Mas vale ressaltar que há diferentes tipos de transtornos e cada um tem as suas características específicas.

A ansiedade pode ser controlada quando novos hábitos foram adotados na rotina. As dicas a seguir vão te ajudar a controlar e evitar problemas mais sérios, tornando os seus dias mais equilibrados.

17.01.23 - Paixão pelo conhecimento aos 83 anos, Dalmo S. Lora conclui a sua sexta graduação na UVV (25)

 

MEDITAÇÃO

Ao contrário do que muitos pensam, meditar não é esvaziar a mente, mas é pensar no presente e em si mesmo, relaxando e controlando a respiração. Assista vídeos ou ouça podcasts que te ajudem a realizar uma meditação guiada.

 

EXERCÍCIOS FÍSICOS

As atividades físicas ajudam a liberar hormônios que promovem a sensação de bem-estar e felicidade, contribuindo para o controle da ansiedade e auxiliando na liberação da tensão acumulada. Encontre uma atividade que te motive, como por exemplo, caminhada, corrida, natação ou academia. O importante é fazer pelo menos três vezes na semana.

 

EVITE SUBSTÂNCIAS ESTIMULANTES

Substâncias, como: cafeína, nicotina, álcool, bebidas energéticas, chocolate, entre outros, são conhecidas por estimularem o organismo. Embora possam trazer uma sensação inicial de euforia e relaxamento, os efeitos opostos logo se manifestam. O consumo excessivo pode desencadear crises de ansiedade e pânico. Diminuir o uso dessas substâncias é um passo importante para prevenir o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e a síndrome do pânico.

 

FAÇA TERAPIA

As dicas anteriores podem te ajudar no controle da ansiedade, mas não substituem o acompanhamento psicológico. Investir na saúde mental é uma das melhores formas de autocuidado. Um profissional pode ajudar identificando seus gatilhos, mudando pensamentos corriqueiros e, assim, evitar futuros momentos de crise. A ansiedade, em geral, é um problema que não some sozinho. Procure ajuda psicológica e médica especializada para um diagnóstico concreto e um plano de tratamento eficaz e duradouro.

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail