leitura

Veja como descobrir o curso certo para você!

por Universidade Vila Velha

Descobrir como escolher o curso para graduação é um dos passos mais importantes para quem está começando a vida universitária ou deseja fazer uma transição de carreira. E, sabendo da importância e do peso desta decisão, preparamos um material para te ajudar a descobrir o curso ideal. Confira!

Segundo dados de uma pesquisa divulgada em 2018 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), cerca de 56% dos estudantes que ingressaram na faculdade no ano de 2010 não se formaram no curso inicialmente matriculado. Isso acontece porque, muitas vezes, a escolha do curso acontece muito cedo, sob pressão da própria família e da sociedade

Muitos estudantes acabam decidindo a graduação unicamente com base no ranking de cursos mais procurados e das profissões melhor remuneradas, sem levar em consideração as próprias habilidades, gostos e tarefas a serem exercidas no futuro.

Escolher o que estudar é coisa séria, continue a leitura e veja como a UVV entende o peso que uma escolha certa tem.

Qual a importância de escolher o curso certo?

Segundo o sistema educacional brasileiro, o curso de graduação confere ao estudante capacitação profissional especializada, o que o habilita a exercer profissões que permitem o funcionamento e progresso da sociedade. Portanto, descobrir como escolher a graduação certa é algo sério, já que acarretará um investimento de tempo de estudo e uma boa posição no mercado. 

Não saber como escolher o curso ideal pode trazer complicações tanto para a saúde física quanto mental. Por exemplo, estudar um assunto sem motivação pode gerar o desenvolvimento de depressão e outras doenças mentais, além do esgotamento pelo esforço para conseguir uma boa performance em matérias que não competem às habilidades do estudante. 

Escolher um curso com bom retorno financeiro e também coerente com os princípios e habilidades do estudante, tornarão a trajetória mais agradável e maior produtividade, trazendo uma sensação de conquista pessoal e profissional. 

Mas então, como escolher o curso de graduação? Calma, a gente te conta!

 

Como escolher o curso certo?

Se nos últimos meses você encontrou-se no dilema de “como descobrir o que quero cursar” ou “como descobrir o melhor curso para mim”, calma! Com tantas opções de graduação no mercado, é natural que você fique perdido na hora da tomada de decisão. Por isso, siga os passos abaixo e tente reduzir as opções!

Pode parecer estranho, mas antes de saber o que você vai fazer da vida, é preciso entender qual graduação não fazer. Por exemplo, pense nas matérias da escola: onde estavam seus maiores motivadores? E suas maiores dificuldades? 

É importante refletir sobre isso para entender quais áreas do conhecimento humano você tem mais afinidade: humanas, exatas ou biológicas? Sabendo onde está seu interesse, é ainda mais tranquilo descobrir qual curso te trará mais propósito para os próximos anos. 

Na hora de decidir, não deixe de olhar as listas de cursos de graduação, como a que a UVV disponibiliza. Lá os cursos e a estrutura da universidade são apresentados de forma objetiva e clara.

Depois de compreender sua área de afinidade, faça uma pesquisa aprofundada sobre os cursos, analisando como é o dia a dia da profissão, quais são as matérias discutidas nas universidades e a posição de atuação deste profissional no mercado de trabalho. Além disso, é interessante conversar com estudantes e referências que já atuam na área para conhecer a opinião de quem entende do assunto.

Com certeza, ao fazer tudo isso que citamos acima, você vai conseguir escolher bem o caminho do seu futuro. Contudo, se ainda assim estiver difícil decidir entre uma profissão e outra, uma boa saída é realizar um teste vocacional para ajudar na tomada de decisão. Os testes vocacionais são pequenas pesquisas feitas no intuito de descobrir a personalidade, interesses e habilidades de um estudante, facilitando o direcionamento em relação à carreira.

como-escolher-o-curso-ideal-para-voce-uvv

Decidir o que vai cursar realmente pode ser uma tarefa desafiadora, mas seguindo boas estratégias fica fácil combinar seu perfil com alguma das inúmeras profissões do mercado. A dica é manter a calma e o foco, e se possível pedir ajuda de quem tem experiência em educação e entende do assunto, como é o caso da UVV

Acesse o site da UVV e saiba mais sobre suas possibilidades.

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail