leitura

Conheça os tipos de Pós-Graduação e para que eles servem

por Maria Leandra Aroeira de Jesus

Realizar uma Pós-Graduação é o sonho de muitos estudantes após a conclusão da Graduação. Ela pode ser feita por pessoas formadas em um curso superior e se dividem nas modalidades Lato Sensu e Stricto Sensu. A primeira diz respeito aos cursos de Especialização e MBA e a segunda é formada pelo Mestrado e o Doutorado.

Cada tipo de pós-graduação tem suas particularidades e métodos de ensino, sendo importante saber as principais diferenças entre elas antes de escolher o próximo passo da sua formação.

 

Lato Sensu

A expressão Lato Sensu, no âmbito da educação, diz respeito aos cursos de pós-graduação mais amplos: as Especializações e MBAs.

Lato Sensu é a modalidade de cursos voltada especialmente para quem deseja melhor capacitação profissional para o mercado de trabalho. Também escolhem esta modalidade os profissionais que buscam novas oportunidades de trabalho diferentes da atual.

A realização de um curso Lato Sensu é valorizada por empresas e aumenta as chances de promoção. Mesmo dentro desta categoria existem diferentes propostas de cursos.

 

Especialização
  • É o tipo de Pós-Graduação com foco no aperfeiçoamento profissional em uma área específica;
  • É possível realizar uma especialização em uma área de estudos diferente daquela abordada na Graduação;
  • Concede certificado de conclusão e o título de especialista na área.

 

MBA
  • Focado no crescimento profissional nas áreas de administração e gestão;
  • Geralmente aborda assuntos como finanças e marketing;
  • Prepara profissionais para assumirem cargos de liderança.

 

Stricto Sensu

A modalidade Stricto Sensu é direcionada para a área acadêmica e conta com os cursos de Mestrado e Doutorado. Estes cursos formam profissionais habilitados para serem professores universitários e pesquisadores acadêmicos.

Os cursos Stricto Sensu auxiliam na qualificação profissional e possibilitam aos alunos trilhar a carreira acadêmica. Eles contam com muitos conteúdos teóricos e de pesquisa, a fim de proporcionar uma formação científica aos estudantes. Assim, mestres e doutores têm maiores chances de serem referência profissional ao publicarem artigos e estudos científicos.

 

Mestrado

Os cursos de Mestrado estimulam reflexões teóricas e a realização de pesquisas acadêmicas. Eles trazem um maior aprofundamento nos temas, em comparação à graduação, e algumas de suas características são:

  • Habilitar o profissional a dar aulas e serem pesquisadores acadêmicos;
  • Conceder aos formandos o título de mestre no assunto estudado.
 

O Mestrado em Segurança Pública da Universidade Vila Velha - UVV é exemplo de aplicação do conhecimento acadêmico na busca por soluções para questões de grande relevância social.

 

Doutorado

O Doutorado consiste no estudo ainda mais aprofundado do tema escolhido, e é feito após a realização do Mestrado. Além de formar profissionais capacitados para lecionar e serem pesquisadores, o Doutorado foca no desenvolvimento de novas ideias. Ele concede ao formando o título de Doutor.

 

Tudo depende dos seus planos para o futuro

A Pós-Graduação é um diferencial que beneficia profissionais de todas as áreas. Continuar os estudos, mesmo depois da Graduação, é essencial para manter-se atualizado.

Escolher pela Pós-Graduação Lato ou Stricto Sensu depende de suas pretenções para o futuro. Por isso, antes de dar mais um passo em sua carreira, reflita sobre seus planos e as conquistas que você deseja alcançar nos próximos anos.

 

Tags: Pós-Graduação, Doutorado, Mestrado, Especialização, Pós UVV, Doutorado UVV, Pós-Graduação UVV, MBA, Mestrado UVV

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail