leitura

Qual a diferença entre Prouni, Sisu e Fies?

por Universidade Vila Velha

Ingressar na universidade com o apoio de incentivos financeiros pode representar grande ajuda. Por isso, entenda o que é e qual é a diferença entre SISU, ProUni e FIES. Saiba como contar com esse empurrãozinho para alcançar o sonho da graduação.  

Iniciar os estudos no ensino superior requer grande investimento, e em momentos de crise econômica do país, é importante buscar recursos que possam facilitar um planejamento financeiro.

No intuito de ampliar e facilitar o acesso à educação superior no Brasil, o Governo Federal criou o ProUni, o SISU e o Fies, programas de incentivo financeiro que têm ajudado muitos jovens a darem continuidade aos estudos.

Embora muito conhecidas, ainda existem dúvidas acerca do funcionamento desses programas que precisam ser desmistificadas.  

 

 

COMO FUNCIONA?

Cada um dos programas de incentivo financeiro do governo federal oferece um tipo de ajuda e meios de inscrição únicos. saber um pouco mais sobre isso é muito importante na hora de pleitear tal recurso. Entenda!

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) consiste na concessão de bolsas de estudo para jovens de baixa renda. As bolsas oferecidas por esse programa podem ser de 50% e 100%, e são geradas a partir da conversão de impostos não pagos por instituições privadas, em vagas de estudo.

Em cada edição esse programa costuma oferecer mais de duzentas mil vagas espalhadas por todo o Brasil e, para participar, é necessário ter alguns dos seguintes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio em colégios da rede pública;
  • Ter sido bolsista, caso tenha concluído o ensino médio em colégios particular;
  • Obtido 450 pontos ou mais na prova do ENEM;
  • Ser portador de deficiência física;
  • Etc.

Além dos requisitos citados, para ser contemplado com a bolsa ProUni, o estudante precisa ter obtido 450 pontos ou mais no ENEM, não pode ter zerado a redação, a renda familiar deve ser de um salário mínimo e meio por pessoa para adquirir  bolsa de estudos de 100%, ou renda familiar de até três salários mínimos para aqueles que buscam  bolsa de 50%.

A inscrição deve ser feita diretamente no portal do ProUni.

 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento de cursos de graduação, que oferece condições especiais de contratação. No Fies, há duas modalidades de financiamento: a parcial e a integral. Na modalidade parcial, o estudante financia 50% do curso para pagar somente depois de formado e, durante a formação, arca com os custos dos 50% restantes.  

Já na modalidade integral ocorre o financiamento de 100% do curso, podendo o aluno iniciar o pagamento dos custos do curso superior também somente depois de formado. As principais vantagens desse financiamento estudantil é a contratação facilitada e as taxas baixas.

Recentemente, o Fies passou por melhorias em seu sistema de contratação e agora existe o P-Fies, voltado aqueles com renda familiar maior que três salários mínimos, ou superior, ou igual a cinco salários mínimos. E o Fies convencional com taxa de juros zero, voltado a jovens com renda familiar que não ultrapassa três salários mínimos.

Fora os requisitos de renda, para participar de ambos programas, as condições são as mesmas, portanto, podem participar do Fies estudantes que:

  • Obtiveram nota igual ou superior a 450 nas últimas edições da prova do ENEM;
  • Não zeraram na redação do ENEM.

É importante lembrar, também, que o programa estabelece regras quanto aotipo de perfil que não pode participar do programa, sendo eles:

  • Pessoas que estiverem com matrículas em curso superior trancada;
  • Estiver inadimplente com programa de crédito educativo (PCE/ CREDUC);
  • For beneficiário da bolsa parcial ProUni em curso diferente da inscrição do Fies.

A inscrição para o Fies deve ser feita diretamente no site do programa, dentro do prazo de inscrições, sem necessidade do pagamento de nenhum tipo de taxa.

 

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa que, como o próprio nome sugere, seleciona candidatos de maneira unificada para preencher vagas em universidades públicas.

As seleções para o SISU acontecem duas vezes ao ano de forma totalmente gratuita, através do site oficial. Sua seleção é automatizada e utiliza como principal critério de classificação a nota obtida no ENEM, o que exime o estudante de prestar o vestibular tradicional das universidades que almejam ingressar.

O diferencial desse programa é que não há regra quanto à idade ou renda familiar, logo, podem participar todos aqueles que tenham participado da última edição do ENEM e que não tenham zerado na redação.

POR QUE CONTAR COM ESSES PROGRAMAS?

Tendo em vista a aplicação, forma de inscrição e processo seletivo, sem dúvidas podemos afirmar que os programas em questão são muito vantajosos, sendo capazes de tornar a experiência universitária muito mais acessível e descomplicada.

Para aqueles que ainda estão buscando uma posição no mercado de trabalho, é interessante participar de programas de incentivo ao ingresso em cursos superiores para ajudar a manter o equilíbrio financeiro.

Ao entender o funcionamento e vantagens do ProUni, SISU e Fies, fica fácil entender exatamente com qual deles seu perfil se encaixa, não é mesmo? Caso esteja em busca de uma universidade renomada e que possua parceria com os programas do governo federal, acesse já o portal da UVV e saiba mais.

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail