leitura

Qual a diferença entre o vestibular e a prova do ENEM?

por Universidade Vila Velha

Que o vestibular é importante todo mundo sabe, mas você sabe dizer qual a diferença entre o vestibular e a prova do ENEM? Entenda agora e saiba como se preparar para cada uma delas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um teste que avalia o desempenho dos estudantes visando classificá-los para vagas no ensino superior.

A prova do ENEM é realizada em dois dias, e é separada por áreas do conhecimento. No primeiro dia de prova, os estudantes são submetidos a 90 questões relacionadas a Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; junto com a Redação. Já no segundo dia, os candidatos devem responder a 90 questões relacionadas a Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Criado em 1998, esse exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e hoje é uma das principais portas de entrada ao ensino superior no país.

A nota do ENEM pode ser utilizada tanto para o ingresso em instituições de ensino superior públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), quanto para o ingresso em instituições de ensino privadas, por meio de programas de bolsa estudantil e financiamento, como ProUni e Fies.

Na teoria, podem participar do ENEM qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio, no entanto,  alguns  estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio realizam  a prova como  forma de treino.

estudantes-sozinhos

A inscrição do ENEM é realizada diretamente em seu site oficial. No último, ano a taxa cobrada para participar do exame foi de R$85, mas candidatos de baixa renda podem solicitar a isenção do valor cobrado, ao alegarem impossibilidade de arcar com os custos. Os alunos que estejam cursando o último ano do ensino médio em rede de ensino pública também ficam isentos da taxa.

Já o vestibular é um teste feito por instituições de ensino no intuito de classificar o ingresso de estudantes a suas unidades. O diferencial das provas de faculdades privadas é que ele é mais restrito que o exame nacional, tendo em vista que a prova é feita com o estudante já sabendo a que curso está concorrendo, turno, campus, sistemas de bolsa estudantil  e cota que ele concorre.

O conteúdo e nota de corte de cada prova de vestibular são únicos e vão de acordo com a instituição de ensino aplicadora. Tanto em instituições privadas, quanto em instituições públicas, o valor cobrado das taxas do vestibular varia bastante. O período de inscrições e modo de fazê-las devem ser vistos diretamente no site oficial da instituição de ensino responsável.

QUAL ESCOLHER?

Para escolher a melhor forma de concorrer a uma vaga no ensino superior, é preciso, antes de tudo, entender quais são seus objetivos e se você já decidiu que caminho percorrer para alcançá-los.

É interessante ter em mente e levar em consideração, na hora da escolha, o tipo de instituição que você quer estudar, o curso, campus, concorrência, se pretende usufruir dos benefícios de algum tipo de incentivo financeiro, etc.

Apesar das diferenças entre Enem e vestibular, ambos são vantajosos, e levando em consideração que não há impasses quanto à realização dos tipos de provas, é interessante que se faça os dois.

Lembre-se que a nota do ENEM pode ser utilizada tanto para a participação em programas de concessão de bolsas e financiamentos, com condições diferenciadas que ajudam no ingresso ao ensino superior privado, quanto para o Sistema de Seleção Unificada para o ingresso a instituições públicas. Então, de qualquer modo, você pode sair ganhando ao realizar a prova do ENEM.

 

PREPARE-SE!

estudante-sorrindo

Independentemente do tipo de ingresso ao ensino superior que você escolher, é certo que para ter sucesso nas provas será necessário se preparar, por isso siga as dicas a seguir e arrase!

 

CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Crie uma rotina de estudos com a elaboração de um cronograma, isso ajudará a potencializar seu aprendizado, além de direcionar melhor o estudo de temas específicos.

Nossa dica é utilizar ferramentas e metodologias que facilitem ainda mais a absorção de conteúdo como mapas mentais, por exemplo. 

 

 TESTE SEU CONHECIMENTO

Teste seus conhecimentos para saber o nível de domínio que você possui sobre os mais variados temas e sobre qual você precisa melhorar. Graças a tecnologia, há inúmeros testes de vestibular acessíveis espalhados pela internet, alguns que contam até com questões que já caíram em testes anteriores.

Outro ponto interessante, é que o treinamento ajuda no desenvolvimento da administração de tempo, questão que é muito importante durante a realização da prova.

 

CONHEÇA A PROVA

Cada prova possui suas particularidades e conhecer seu estilo e o conteúdo que geralmente é cobrado, te ajudará a se preparar focando no estudo e treinamento de questões pontuais.

 

PLANEJE A CHEGADA AO LUGAR

Lembre-se que além de vocês uma centena a mais de estudantes fará a mesma prova, o que significa que haverá grande fluxo de pessoas se dirigindo para um mesmo local, algo que pode gerar trânsito, superlotação de transportes públicos, etc. Além disso, as prefeituras costumam fechar as ruas no entorno do prédio da aplicação da prova para facilitar o acesso e evitar tumulto.

Por isso, confira o trajeto a ser feito para chegar ao lugar da prova, e calcule um horário de saída de casa que permita que você chegue com antecedência. Nossa dica é que, se possível, utilize caminhos alternativos, isso ajudará não somente você, mas também outras pessoas que também estejam se deslocando ao local de prova

 

ATENÇÃO ÀS REGRAS

Cada tipo de prova possui suas regras no intuito de evitar fraudes e garantir também a segurança dos participantes. Então atente-se aos itens que são permitidos e quais são proibidos. Os itens que costumam ser proibidos em quase todos os tipos de provas são celulares, relógios, fones de ouvido, dicionários régua e calculadoras.

 

Esperamos que com essas dicas fique fácil direcionar seu ingresso ao ensino superior. Faça a escolha certa e prepare-se. Aproveite para conhecer os nossos cursos oferecidos. Acesse o site da Universidade Vila Velha e saiba mais sobre o nosso vestibular. Estamos te esperando!

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail