leitura

Entenda o que é Mestrado e suas diferenças em comparação ao Doutorado

por João Pedro Scherrer Gonçalves de Azevedo

Conquistar qualificação é um ótimo plano para quem busca destaque no mercado de trabalho. Tendo isso em vista, muitos terminam a Graduação já pensando em novas possibilidades de estudo. Neste caso, o Mestrado é uma das opções.

Conheça, a seguir, as características do Mestrado e entenda suas diferenças em relação ao Doutorado.

 

O que é o Mestrado?

A primeira coisa que você precisa saber é que Mestrado e Doutorado estão na categoria de ensino denominada Stricto-Sensu. Clique aqui e entenda a diferença entre Stricto-Sensu e Lato-Sensu.

O principal objetivo do Mestrado é ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico e incentivar a pesquisa científica. No geral, é indicado para profissionais que queiram dar aulas e se estabelecer no meio acadêmico, seja como pesquisador ou como professor.

No entanto, isso não impede que profissionais que atuam no mercado de trabalho também ingressem no Mestrado. Afinal, o aluno aprende, no Mestrado, outras formas de aprimorar e adquirir habilidades, além de conquistar competências relevantes para sua profissão.

Outro grande benefício do Mestrado é a valorização profissional. Ao obter este título, você passa a ter algumas vantagens no mercado de trabalho, entre elas: melhores vagas de emprego e remuneração acima da média.

O profissional com Mestrado recebe o título de Mestre.

 

Qual a diferença entre Mestrado e Doutorado?

Uma diferença notável entre estes dois níveis de ensino é a duração do curso. O Mestrado dura, em média, 2 anos, enquanto o Doutorado tem 4 anos de duração, em média.

No Doutorado, o aprofundamento sobre os temas é ainda mais intenso. Para ambos, o aluno precisa frequentar disciplinas programáticas, além de desenvolver uma pesquisa.

No Mestrado, o aluno elabora uma Dissertação baseada em teorias e conceitos já existentes. No caso do Doutorado, o estudo deve resultar numa teoria completamente nova e relevante para a Academia e a sociedade.

 

Mestrado e Doutorado estimulam produção acadêmica de relevância para o meio universitário e para a comunidade. Além do aprofundamento teórico, alunos tendem a desenvolver pesquisas de campo ou em laboratórios especializados.

 

A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Vila Velha – UVV, Dra. Denise Endringer, outras diferenças:

"O Mestrado possibilita o ganho de conhecimento especializado para avançar na área de escolha. Isto ocorre pelo aprimoramento das habilidades atuais do mestrando, pela obtenção de novas habilidades e até mesmo pela transição para um campo inteiramente novo. O Mestrado pode facilitar a transição para posições mais seniores. Muitas organizações não apenas reconhecem os benefícios de um Mestrado, como até preferem que seus funcionários tenham um. Em certos setores, como educação ou saúde humana ou animal, por exemplo, os cursos de Mestrado são um pré-requisito para melhores posições, promoções ou credibilidade junto aos clientes.

O Doutorado exige um investimento maior de tempo, dedicação e recursos financeiros. O grau de Doutor é um indicador de sua competência em uma determinada área de estudo. Para obter o grau de Doutor, deve-se passar por exames de qualificação que demonstram seu conhecimento e avanço na Ciência e, ainda, concluir com sucesso um processo complexo de desenvolvimento de uma proposta de pesquisa e apresentação dos resultados a especialistas da área.

Os benefícios de obter um diploma de Doutorado podem incluir ganho de habilidades acadêmicas (aptidão para pesquisa, pensamento crítico e criativo, ensino, força intelectual, foco, tenacidade, resistência e disciplina), habilidades relacionadas à carreira (gestão e organização, comunicação e solução de problemas) e habilidades pessoais e interpessoais (eficácia pessoal, gerenciamento de tempo, gerenciamento de projetos, liderança e construção de equipes, persuasão e construção de consenso)."

 

Modalidades do Mestrado

Conforme explica a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Vila Velha – UVV, Dra. Denise Endringer:

Existem duas modalidades de Mestrado: profissional e acadêmico. No mestrado profissional, além da abordagem acadêmica, há a inclusão de abordagens para ampliação de assuntos relativos às práticas de mercado ou de saúde. No mestrado acadêmico, há produção técnica de patentes e artigos científicos. No profissional, há a produção de produtos técnicos de outras naturezas.

O Mestrado, seja profissional ou acadêmico, tem duração de 24 meses. Porém, discentes que apresentam performance fora da média podem solicitar a defesa da dissertação após 12 meses do curso. Por outro lado, quando ocorre atraso na obtenção de dados, pode-se solicitar 6 meses de prorrogação, obtendo o título com dois anos e meio.

Os mestrados são frequentemente pré-requisitos para certos planos de carreira. Via de regra, para ingressar no Doutorado, é necessário o título de mestre. Existe, porém, a possibilidade de obtenção de entrada direta no doutorado, ou de mudar de nível após o primeiro ano do mestrado, sem a necessidade de defesa. Muitas vezes, eles também são necessários se você deseja obter um título de doutor.

Sobre o mestrado profissional, é importante destacar que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes) emitiu um artigo esclarecedor sobre o tema, do qual destaco o seguinte trecho:

'Antes de mais nada, o mestrado profissional (MP) é um título terminal, que se distingue do acadêmico porque este último prepara um pesquisador, que deverá continuar sua carreira com o doutorado, enquanto no MP o que se pretende é imergir um pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que ele depois continue a pesquisar. O que importa é que ele (1) conheça, por experiência própria, o que é pesquisar, (2) saiba onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão, (3) aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional. Nada disso é trivial. O terceiro ponto é, por sinal, razoavelmente difícil. Por isso, o MP não pode ser entendido como um mestrado facilitado.'”

 

Seja para se diferenciar no mercado ou para iniciar uma carreira acadêmica, Mestrado e Doutorado constituem etapas extremamente importantes na jornada de aprimoramento pessoal e profissional.

É importante analisar a fundo os programas de Mestrado e Doutorado das instituições de ensino para entender se seus objetivos se encaixam nas linhas de pesquisa propostas e se são credenciados no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) brasileiro. Este sistema permite a consulta de todos os mestrados e doutorados brasileiros. Clique aqui e confira.

Mais importante ainda é estar sempre disponível a buscar o novo em meio a todo o conhecimento existente. Disposição para desbravar o desconhecido e mente aberta para novidades são requisitos fundamentais para todo estudante de Mestrado ou Doutorado.

 

 

Tags: Doutorado, Mestrado, O que é Mestrado

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail