leitura

Como escrever uma redação nota 10

por João Pedro Scherrer Gonçalves de Azevedo

Você já deve saber a importância de escrever uma boa redação. Ela corresponde a uma parte considerável da nota na maioria dos processos seletivos e exige muito dos candidatos.

É importante dedicar um tempo dos seus estudos para praticar a escrita e entender as melhores formas de produzir um texto de qualidade. Confira, a seguir, dicas que vão te ajudar a desbravar o universo da redação nota 10.

 

Crie o hábito da leitura

A leitura é primordial para você se familiarizar com narrativas. Além de entrar em contato com diferentes tipos de escrita, você também terá acesso a um vasto vocabulário.

Ter o hábito de leitura ajudar a entender como o autor desenvolve suas ideias e as liga durante a produção do texto.

 

Esteja sempre atualizado

O tema das redações dos vestibulares, em geral, costuma ser sobre algo relacionado a atualidades. Por isso, para estar preparado e desenvolver um bom texto, é preciso que você se mantenha informado.

É importante acompanhar os jornais, noticiários e estudar os assuntos de maior relevância em âmbitos nacional e internacional. Ao ler sobre temais atuais, você estará preparado para falar sobre eles e não será pego de surpresa.

 

Organize suas ideias

Antes de começar a escrever seu texto, organize, no papel, uma linha de raciocínio. Sempre que estiver praticando sua redação, esquematize tudo que passa pela sua cabeça e anote suas ideias. Ao fazer isso, você aprende a pensar e construir seu pensamento de forma mais ágil e estruturada.

 

Pratique, pratique e pratique mais um pouco

Não basta apenas saber o que fazer, é preciso saber como fazer. Só se alcança um bom texto praticando muito, ou seja, escrevendo, escrevendo e escrevendo mais um pouco.

A maioria dos vestibulares disponibiliza suas provas antigas para consulta. Busque por aqueles do seu interesse e escreva as redações para se acostumar com as temáticas cobradas. Escreva pelo menos uma redação por semana.

 

A aplicação destas dicas é o começo de sua jornada pelo universo da redação nota 10. O ideal é buscar por temas e estilos de escrita cada vez mais complexos, conforme vai ganhando segurança na produção de textos.

Leia de tudo e escreva sempre que puder. O segredo está na prática. Então, mão na massa! Sobre o que você vai escrever hoje?

 

Leia também

Escrever à mão fortalece o cérebro e estimula o aprendizado

Aprenda a estudar para o vestibular

 

Tags: Produtividade, Vestibular, Pré-vestibular, Redação nota 10, Processo seletivo, Estudos

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail