leitura

6 Dicas para criar uma rotina de estudos produtiva

por Universidade Vila Velha

Seja durante a preparação para uma prova de competência ou para as provas de vestibular, a rotina de estudo acaba por exigir muitos daqueles que buscam atingir o conhecimento de maneira plena. Por isso, pensando em manter uma rotina de estudos produtiva, a UVV separou 6 dicas incríveis para te ajudar.

Aulas, atividades, provas e até mesmo estágios acabam criando uma carga pesada na vida do estudante, aumentando a pressão e requerendo ainda mais jogo de cintura para dar conta de tudo. Nos últimos anos, inclusive, houve um estudo do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) determinando uma queda no desempenho dos estudantes, apontando uma necessidade de mudança nas técnicas de estudo.

Uma estratégia eficiente de estudos traz muitos benefícios, como melhora na saúde mental, melhor planejamento de tempo para executar diversas tarefas e, claro, a fixação do aprendizado desejado. 

Se você ainda não entendeu muito bem a importância de criar um plano de estudos, fica tranquilo que a UVV te conta!

Por que criar um plano de estudos?

Estudar não é e nem deve ser percebido como uma tarefa chata. O que torna o momento desmotivador é, muitas vezes, a pressão para acontecer o tempo todo. Na verdade, o tempo destinado ao aprendizado da matéria deve ser limitado para torná-lo mais produtivo. Afinal, com um tempo destinado para aquele assunto, você garante um maior foco e diminui as chances de procrastinação e, principalmente, de distrações.

Contar com um cronograma de estudos eficiente ajuda na melhora da absorção e compreensão dos conteúdos, tanto em sala de aula quanto fora dela. Isso porque separar o tempo para estudo não anulará o tempo para equilibrar outras áreas da vida pessoal, como saúde física e mental em momentos de descontração. 

A vivência acadêmica impõe diversos desafios, afinal, a correria é grande e a vontade de experienciar outros momentos é ainda maior. Entretanto, o grande segredo aqui é o equilíbrio. Estudando o conteúdo certo, no tempo destinado e da maneira correta, fica fácil ser estudante. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a descobrir como planejar uma rotina de estudos eficiente. Confira!

 

Como criar um cronograma de estudos?

 Antes de abordar como criar uma rotina de estudos, é preciso que você saiba que a base de todo planejamento é a organização, e por isso, não adianta montar um cronograma exemplar, se você não mantiver o foco e determinação para segui-lo. Portanto, separe os próximos minutos e mergulhe nas dicas para planejar seu momento de aprendizado.

Separe os conteúdos

Diferente da maioria das dicas de como criar uma rotina de estudos que vemos por aí, nós recomendamos começar organizando o conteúdo, pois compreendemos que ele é igualmente importante ao tempo destinado para seu estudo. Por isso, antes de tudo, reveja os temas abordados em aula e então separe em tópicos.

Crie um roteiro de estudo

Crie um roteiro de estudos de acordo com sua disponibilidade de tempo, afinal, não adianta criar um que seja bonito, porém, que seja impossível de ser cumprido. O roteiro de estudos precisa ser eficiente, nem com horas demais, nem com horas de menos. O ideal é que se dedique ao menos 30 min por dia para estudos, revisitando o que foi aprendido no dia.

Temas a serem estudados, ordem de estudo e tempo destinados a eles são as informações principais que um roteiro de estudos deve conter. Uma dica extra para esse tópico é criar metas diárias relacionadas aos estudos e colocar no roteiro. Isso é ótimo para a motivação.

Estude em um lugar apropriado

Sim, o local também faz parte da sua rotina de estudos, por isso, além de ter um cronograma bom, é necessário poder contar com um local apropriado para estudar. O estudo requer concentração, e não dá para se concentrar em um local barulhento ou que não seja confortável.

Procure estudar em um local calmo, onde você possa ficar sozinho e sentar confortavelmente, sem risco de danos à sua saúde ergonômica. Isso com certeza ajudará na concentração e no controle do nível de cansaço e estresse.

Escolha metodologias dinâmicas de estudo

Escolher metodologias diferentes da convencional, que se limita a apenas ler e tentar absorver informações, ajuda a tornar a rotina de estudo mais dinâmica.

Metodologias diferentes de estudo propiciam um aprendizado mais objetivo, utilizando técnicas de memorização rápida e conhecimento de pontos específicos de determinado conteúdo. Algumas das metodologias mais conhecidas são:

  • mapa mental;
  • mapa pomodoro;
  • método Robinson;
  • autoexplicação.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

Os estudantes modernos são privilegiados por poderem contar com as maravilhas da tecnologia, e é muito vantajoso utilizá-las. Existe na internet uma série de ferramentas úteis que ajudam a facilitar tarefas, como salvar matérias, jogos para teste do conhecimento, agendas, etc.

Para aqueles que não têm tanto tempo para dedicar aos estudos, a tecnologia também se mostra muito vantajosa, afinal, com um clique é possível ler, fazer testes, receber opiniões, etc. de qualquer lugar do mundo.

Vá além dos materiais didáticos

Ir além dos materiais didáticos ajuda a abrir a mente para as novas discussões acerca do tema estudado, o que é excelente para preparar o estudante para a vida profissional, passando ele a ter conhecimento mais amplo e maior propriedade quanto aos assuntos relacionados à área.

Além disso, buscar conhecimento em fontes distintas estimula as habilidades de pesquisa, discussão e formação de opinião do estudante, que passa a ter contato com opiniões diversas.

Conhecer e aplicar estratégias de estudo traz muitas mudanças para a vida do estudante, contudo, além de manter um plano organizacional eficiente, é ainda mais essencial poder contar com uma estrutura acadêmica de excelência, que disponibilize o melhor para um aprendizado profundo, prático, dinâmico e inteligente, como é o caso da estrutura da UVV, por exemplo.

Banner_Blog

Esperamos que, com essas dicas sobre como montar uma rotina de estudos, você consiga aumentar seu nível de conhecimento e, assim, garantir um futuro de sucesso.

Receba os melhores conteúdos da UVV no seu e-mail